O PAPEL DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sandra Regina Evangelista

Resumo


o papel do orientador pedagógico na formação continuada dos profissionais da educação infantil. a presente pesquisa, em andamento, busca investigar as práticas de formação continuada realizadas pelos orientadores pedagógicos nas Instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente-SP trazendo para o debate educacional as possibilidades de se fazer formação continuada no contexto das instituições educacionais. Alcançar um melhor ensino e uma melhor formação docente é um processo que precisa estar contextualizado nas instituições, onde os docentes articulam o fazer e o pensar e, constroem permanentemente sua identidade profissional. As instituições educacionais são espaços de relações entre as diferentes pessoas que as constituem, é preciso transformar estas relações no sentido de promover processos participativos que visem a melhoria da formação ali oferecida. Na realização desta pesquisa temos realizado um estudo bibliográfico visando entrar em contato direto com obras, artigos ou documentos (inclusive aqueles presentes nas instituições de educação infantil) que tratem do tema em estudo, além do emprego das seguintes técnicas: questionário, entrevista e grupo de discussão. A variação de técnicas dará maior confiabilidade ao trabalho e favorecerá uma melhor qualidade nos dados obtidos. A pesquisa está na fase de análise dos dados coletados através do questionário, o que nos permite traçar um perfil dos profissionais que atuam na formação continuada dos profissionais de educação infantil.


Palavras-chave


Formação continuada. Educação Infantil. Formação em contexto.

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