GESTÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EFICÁCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO.

Gustavo Roncolato SOARES, Gilson Rodrigo Silvério POLIDORIO

Resumo


É de grande importância que as empresas saibam quais são os hábitos, gostos, costumes, ou seja, ter o maior número de informações possíveis sobre seus clientes, tratando assim esses clientes de forma personalizada e apresentando produtos ou serviços que são de interesse deles, mostrando assim o valor que este tem para a empresa. Esse ato é chamado de Marketing de Relacionamento, que surgiu na década de 1980, e tem como objetivo desenvolver um conjunto de valores, a fim de satisfazer e criar um vínculo entre cliente e empresa. Nesta pesquisa foi analisado a forma pela qual o Marketing de Relacionamento vem ajudando a melhorar o desempenho da Alf@Bits, uma escola de cursos profissionalizantes e informática, na cidade de Pirapozinho – São Paulo. Para a Alf@Bits o fato de estar mais próximo de seu cliente faz que ela consiga vender um maior número de cursos para seus alunos, fazendo com isso, que o aluno fique mais tempo ativo, pois sabe da necessidade ou desejo que esse cliente tem, diminuindo assim a desistência ou a troca de escola.

Palavras-chave


Gestão de Clientes. Marketing de Relacionamento. Escola de Informática.

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