A NORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: (HÁ) MARGENS
Resumo
Os cursos jurídicos representam um marco da educação superior brasileira, vez que
a Educação Jurídica é pioneira na regulamentação e implantação das faculdades
brasileiras, o que começou há quase dois séculos. Nos últimos anos, principalmente
a partir da novel Democracia brasileira, houve um grande desenvolvimento do
número de cursos superiores, em especial dos cursos de direito, contando-se hoje
mais de mil e duzentas ofertas, conforme informa o Ministério da Educação e
Cultura, responsável pela sua autorização e reconhecimento. Há, para tanto, um
grande número de normas que regulamentam tanto o processo de criação, quanto
de desenvolvimento destes estabelecimentos e a sua análise é o objeto do presente
trabalho, principalmente pela preocupação latente com o ensino superior de
qualidade e pela vocação do ensino jurídico na formação de cidadãos críticos e
aptos à transformação social e atuação perante o Poder Judiciário. Entretanto, sem
perder este objetivo inicial, é preciso indagar se o conteúdo normativo, ou seja, as
chamadas Diretrizes Curriculares Nacionais, que regulam a oferta do saber jurídico
permitem, efetivamente, a aplicação de metodologia apta a transformação e
emancipação pessoal, essa a hipótese a ser testada.