NEUROMARKETING: O USO DA CIÊNCIA A FAVOR DO MARKETING

Priscila Rafael SPIGUEL, Fernanda de Lima BAGLI

Resumo


Este estudo tem como objetivo entender a união da ciência e do
Marketing, os desejos, impulsos e comportamento das pessoas diante de um
processo de compra. O Neuromarketing visa compreender o comportamento
inconsciente, seu consumo pelo subconsciente. Atualmente as pessoas
compram com a emoção e se justificam com a razão. A partir de estudos
acadêmicos realizados no final da década de 1990, por um grupo de
pesquisadores da Universidade Harward, nos Estados Unidos, levantou-se a
possiblidade do uso da tecnologia médica e da ciência, a fim de mensurar o
comportamento do consumidor, através de reação emocionais, de modo a
avaliar os sentimentos, baseado no ato da compra, possibilitando medidas
eficazes de marketing. O uso da tecnologia e da ciência, visando observar as
reações dos consumidores, de modo a criar medidas eficientes junto ao
marketing se deu inicio dessa forma. Porém, o termo Neuromarketing só foi
conhecido em 2002, através de Alan Smidts, um professor de marketing na
Erasmus University, em Roterdã, na Holanda. Tornou-se importante estudar o
comportamento do consumidor na segunda metade dos anos 60 quando a
ótica do marketing substituiu a perspectiva das vendas na empresa. A razão
impulsionou seu aparecimento como ciência.

Palavras-chave


Neuromarketing. Marketing. Ciência. Comportamento. Consumidor

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