COMO QUEBRAR PARADIGMAS SEM CAUSAR UM IMPACTO NEGATIVO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO, CRM E DBM EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO

Laudinei JUNIOR, Gilson POLIDÓRIO

Resumo


O dinamismo do cenário mercadológico tem enfatizado cada vez mais aimportância das organizações em manterem seus clientes fiéis. Com o surgimentode novas ferramentas e tecnologias voltadas para o CRM, o marketing derelacionamento se tornou fator de sobrevivência para as empresas voltadas parasatisfação de seus clientes. Em vista deste novo modelo de estratégias, este estudotem como principal objetivo destacar os motivos que levam as organizações a nãoobter sucesso na fase de implantação e quais são os principais paradigmas a seremquebrados para se levar o projeto em diante. Através do referencial bibliográfico ede um estudo de caso sobre a implantação do marketing de relacionamento em umconcessionário de maquinários agrícolas, chegou-se à conclusão de que asameaças de insucesso estão em grande parte relacionadas às organizações queaderem a nova cultura do relacionamento e não na ferramenta de CRMpropriamente dita.

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