DO CONSUMISMO AOS CONSUMOS VERDE, SUSTENTÁVEL E CONSCIENTE: NOVOS PADRÕES DE CONSUMO QUE VISAM A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA

Ayslan Cavalcante PELOSO, Ana Caroline Nakano LIGABÔ, Jeferson Ricardo Rocha SIQUEIRA

Resumo


O presente trabalho aborda o atual cenário da sociedade de consumo, seus efeitos no meio ambiente e nas pessoas. É feita uma análise do consumismo desenfreado praticado pelas pessoas. Diante da necessidade de novos padrões de consumo o artigo apresenta três tipos de consumo alternativos que têm se despontado. O primeiro é o consumo verde, que é caracterizado basicamente pela troca de marcas na hora da compra, buscando alternativas mais sustentáveis. O segundo é o consumo sustentável, que como o próprio nome diz, visa formas sustentáveis de consumo. Já o terceiro, é o consumo consciente, no qual a pessoas tem a consciência das conseqüências decorrentes dos seus padrões de compra. Cada um deles é abordado com mais profundidade no trabalho, que apresenta suas respectivas características e contribuições para o meio ambiente e para a sociedade. São analisadas também as tendências da economia no que tange à sustentabilidade, a fim de verificar as perspectivas de uma economia sustentável. Nessa análise verifica-se que tanto empresas como consumidores convergem favoravelmente para um modelo econômico sustentável, que seja bom para o meio ambiente e também para a sociedade como um todo. Tal modelo econômico já pode levemente percebido e vivenciado, mas ganha mais força a cada dia em decorrência de ações sustentáveis praticadas tanto por empresas quanto pelos consumidores, ambos com uma visão econômica sustentável.

Palavras-chave


Consumo verde. Consumo sustentável. Consumo consciente. Consumismo. Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF