A LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E CRESCIMENTO DA EQUIPE DE VENDAS

Claudio DONATO, José Artur Teixeira GONÇALVES, Marcio Antônio Rodrigues SANCHES

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar o papel da liderança como ferramenta de motivação e crescimento da equipe de vendas, através de uma revisão de literatura. As empresas brasileiras, assim como empresas de outros países, buscam o desenvolvimento através do seu capital humano, o qual representa através de seus líderes e respectivas equipes, o principal meio para crescimento na participação de mercado e aumento na lucratividade. Com o decorrer dos anos, o colaborador por meio de sua individualidade, vem demonstrando que deve ser considerado como parte principal na organização, onde analisando este indivíduo, observa-se que ele não caracteriza apenas mais uma peça no processo produtivo, e sim o ponto chave para assegurar o sucesso de qualquer empresa. Diante deste cenário, o papel da liderança também sofreu uma considerável evolução, com a transformação do líder, anteriormente denominado de “chefe”, que passar a ser um facilitador das relações no ambiente de trabalho, tornando-se um gestor de pessoas. Neste sentido, é necessário que as empresas repensem suas práticas de gestão, procurando aprimorar os níveis de motivação e comprometimento dos seus colaboradores, com o propósito de alcançarem vantagem competitiva frente ao ambiente empresarial capitalista. Deste modo, pode-se observar a importância do líder e seu papel como influenciador e motivador dos indivíduos nas organizações, além de se verificar que o líder se caracteriza como peça principal para orientação e condução da equipe frente às constantes mudanças e inovações no ambiente de trabalho, focando sempre a maximização dos resultados.

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