FORMAÇÃO ÉTICA E MORAL EM UMA SOCIEDADE QUE A NEGA: DESAFIO DA ESCOLA MODERNA.

Suélen MARCOS

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa eminentemente teórica que surgiu da necessidade de se discutir a importância primordial da escola em investir e ser capaz de oferecer eficazmente a formação ética e moral na sociedade atual em constantes e rápidas mudanças, ao mesmo tempo, pensar a profissionalização docente e as condições de trabalho desses profissionais. Buscou-se responder a seguinte pergunta: Teria essa categoria condições de cumprir com essa grande responsabilidade de formar os indivíduos éticos e morais numa sociedade que a nega? Para alçarmos nossos objetivos no baseamos nos estudos de CHARLOT (2007); DI GORGI (2004); LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSCHI (2008); SACRISTÁN (2006); SARTI (2003); TEDESCO (2008) E TOURAINE (1997). A conclusão a que se chegou é de que os professores para formarem indivíduos corretos do ponto de vista da moral e da ética, sendo capazes de atuarem na sociedade pensando no bem estar comum, devem ser eles mesmos bem formados nesse sentido. Verificou-se a importância da educação básica para alcançar tal objetivo, se a mesma falhar a formação acadêmica tentará suprir essa carência em vão.

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