A EXPERIÊNCIA DO TEAM BASED LEARNING

Ana Paula Ambrósio Zanelato MARQUES, Viviani Priscila Piloni VILHEGAS

Resumo


O presente artigo visa apresentar uma metodologia ativa de aprendizagem definida como Team Based Learning (TBL) ou aprendizagem baseada em equipes, que valoriza o desempenho acadêmico dos alunos, estimulando o pensamento critico, o desenvolvimento em equipes, trabalhando a motivação e o cooperativismo. Os estudantes desenvolvem a capacidade de reflexão sobre as questões, tornando-se protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar os principais elementos desta metodologia, para sua implantação, como uma modalidade alternativa de ensino. Além disso, iremos relatar uma experiência de aplicação da metodologia no curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, demonstrando os resultados alcançados e realizar um comparativo de aplicação do mesmo conteúdo com aulas expositivas. Assim, o TBL contribui de forma positiva para o processo de aprendizagem dos alunos e pode ser adaptado para uma série de conteúdos.

Texto completo:

PDF