PERICIA CONTABIL: OS OBJETIVOS E DEVERES AO SEREM REALIZADOS E O COMPROMETIMENTO COM A VERDADE DE UMA PESSOA ESCOLHIDA PELO JUIZ QUE ATUE NA AREA.

Guilherme DIAS, Danielle RODRIGUES, Everson JUAREZ

Resumo


O Brasil segundo estudos do IBGE é o 5° maior País do mundo, tendo uma área total de 8.515.767,049 km², e neste vasto territorio nacional dividido por 26 Estados com suas capitais e cidades, existem diversas comunidades e cidades distantes de sua capital, e como em qualquer outro local do mundo, problemas nas empresas são frequentes e muitos deles levados a juízo. Há casos em que o juiz não tem capacidade para chegar à uma conclusão do assunto em questão , por haver uma necessidade de relatos mais detalhados sobre a vida contábil das empresas , e por lei, é permitido que o juiz nomeie um profissional qualificado na area ou em casos extremos, quando não existe um profissional, é permitido que se chame uma pessoa que tenha conhecimento e atue na área em questão, digamos que um profissional não qualificado, expert, para auxiliar o juiz na conclusão do processo .
Em casos deste tipo até onde vai o comprometimento com a verdade e pesquisa dos fatos desta pessoa que não possui o conhecimento na área? A verdade seria levada até o fim, mesmo que esta pessoa nomeada more no local, onde, que o “profissional” possa depender de forças maiores que existam na comunidade? Forças que podem vir de políticos, grandes empresários que de alguma forma mantém a comunidade com empregos e ajuda?

Texto completo:

PDF