A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO SUPERIOR

Rosana da Silva Santos JURAZEKY

Resumo


O presente artigo denominado “A Formação do Leitor no Ensino superior” tem por objetivo principal sugerir propostas para um trabalho com a leitura em sala de aula com vistas à formação do aluno leitor. Este artigo apoia-se na concepção de linguagem como forma de interação humana, seu referencial teórico baseia-se no dialogismo; portanto, o objetivo desta investigação está coerente com a teoria que lhe dá suporte (sociointeracionismo). Neste sentido, compreendo a leitura como uma atividade que leva em conta as experiências e conhecimentos do leitor, realizando bem mais do que a simples decodificação. Espera-se que internalize, critique, contradiga, avalie informações que tem diante de si e produza um novo sentido para o texto. Ler é compreender os horizontes escritos do autor, numa determinada obra; neste sentido, não basta o leitor apenas decodificar o código escrito, mas interagir com o texto transformando-o, à medida que se apropria dele, vai estabelecendo o diálogo necessário entre texto-leitor-mundo. A pesquisa tem cunho bibliográfico e a partir do referencial teórico foram elaboradas sugestões de atividades para a sala de aula. Cabe ao professor fazer suas escolhas, considerando que ele vive o cotidiano escolar e conhece seus alunos, atrelando a teoria sobre o ensino da leitura aos seus objetivos educacionais.

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