REESTRUTURAÇÕES CURRICULARES DAS LICENCIATURAS: UM ESTUDO DE CASO DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA FCT/ UNESP

Tais Andrade dos SANTOS, Moacir Pereira de Souza FILHO

Resumo


Demonstrando ser um profissional importante na composição da sociedade que conhecemos hoje, o professor é o profissional responsável por participar da formação de outros profissionais e de cidadãos para a sociedade. Sabemos que desde a Constituição Federal do Brasil de 1988, a educação básica apresenta-se como um direito do cidadão. Sendo assim, a formação do docente da escola básica torna-se importante por viabilizar a etapa final na formação acadêmica obrigatória do cidadão no ensino médio. Este trabalho tem como objetivo compreender, através de diretrizes e legislações fornecidas pelo estado, a formação do professor que irá atuar na educação básica. A elaboração deste trabalho consiste nas primeiras etapas do trabalho de mestrado da autora. Como objeto de pesquisa neste caso refletiremos através deste trabalho sobre a formação dos futuros professores de Física. Delimitando nosso estudo utilizaremos as reestruturações realizadas na Licenciatura em Física da UNESP de Presidente Prudente realizada no ano de 2015, baseada nas diretrizes do conselho estadual de educação CEE N° 111/2012. Entretanto, neste trabalho consta a revisão bibliográfica das alterações nas Diretrizes Nacionais e Estaduais em vigor a partir de 2015 e, as possibilidades propiciadas para a formação docente, incluindo as características dos professores formado por este currículo. Por meio de análise documental, juntamente com o referencial teórico adequado e da análise da grade curricular da licenciatura estudada, podemos obter um perfil do professor formado a partir de um referencial reflexivo e, também, com o currículo atualizado para atender as necessidades da atual formação profissional.

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