CONSULTORIA EM FORMAÇÃO DE PREÇOS - COMÉRCIO VAREJISTA DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP

Igor Tomiazi CALDEIRA, Bernardo Bomfim MARTINI, Carolina Garcia SVICERO, Marcus Ayrton Rocha de LIMA

Resumo


Notou-se que a grande maioria dos comerciantes e prestadores de servi ços
brasileiros não conhecem a metodologia adequada para formar seus preços de
venda, e isso influencia diretamente no resultado da empresa.O objetivo desta
consultoria foi demonstrar a correta formação de preços em uma empresa real do
comércio varejista de Presidente Prudente - SP.
Para isso foi necessário captar um cliente e apresentar a proposta de trabalho, que
além da formação correta de preço de um determinado produto, incluía a estruturação
e agregação de valor a esse produto, gerando assim benefício para os consumidores
e para o empresário.Foi investigada a carga tributária e outros custos variáveis e
fixos, também levantadas as despesas fixas da empresa em questão. Foi necessário
também estudar as características do produto para fazer atribuição de valor agregado,
e analisar os outros conceitos aplicados na consultoria, que foram:
- Lucratividade - percentual que indica ganhos sobre a venda do produto/serviço;
- Mark Up - método de precificação baseado no custo do produto/serviço;
- Margem de Contribuição - quantia em dinheiro que sobra da receita obtida através
das vendas retirando-se os gastos variáveis;
- Valor Agregado - resultado de processos e atividades adicionadas ao
produto/serviço que o valorizam em relação a antes do processo;
- Ponto de Equilíbrio Contábil - ponto da empresa onde a mesma paga todos os seus
gastos e tem receita igual, não obtendo lucro;
- Ponto de Equilíbrio Econômico - ponto da empresa onde a mesma paga todos os
seus gastos e tem receita igual somando o pro-labore do empresário.

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