PARA PRODUÇÃO DE WEB AULA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Jackeline de OLIVEIRA, Eli CANDIDO JR

Resumo


O Ministério da Educação (MEC) define a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividade educativas em lugares ou tempos diversos. Com isso, a web ganha cada vez mais força na área da educação. O que nos leva a ponderarmos a funcionalidade, a usabilidade e também, a estética das web aulas apresentadas neste formato. A Gestalt aborda leis e princípios que atuam no campo da teoria da forma com contribuições relevantes a percepção de modo geral, assim conduzem diretamente o usuário á soluções de problemas de usabilidade e experiência. Com o intuito de mostrar e defender as escolhas estéticas, simbólicas, ergonômicas e semióticas de forma aplicada, vemos como é possível abranger públicos diferentes tendo em consideração que, cada um tem o seu próprio repertório mental de signos e significados. Assim, ao compor uma peça de comunicação visual, deve-se estruturar o sentir e o pensar, dessa forma, os estímulos visuais e seus diferentes arranjos, ajudam a assimilar as informações e as mensagens que são retratadas. Para isso, na produção da web aula, a construção de elementos gráficos parte da associação do conteúdo às imagens e também, a utilização de cores que complementam visualmente o conteúdo e favorecem para que a absorção seja a mais assertiva possível em relação ao Design versus o Conteúdo. A produção de vídeos juntamente a elementos gráficos produzidos para a imersão do aluno, parte de um princípio da Gestalt, na qual, as forças internas agem para decodificar o objeto, com maior ou menos esforço psicológico, ou seja, volta-se aos princípios de harmonia, ordem e equilíbrio visual, o que garante uma ação completa. Muito do que se estuda sobre a Gestalt é em relação a como grupos se formam e qual efeitos eles possuem na nossa percepção. Assim, melhoramos essa percepção de formação de unidade(s) por diferentes estimulações, tendo como principal o contraste no campo visual. Dado esses parâmetros, investir em conteúdo, vídeos e design, usando tais como apoio dos cursos online, é uma ótima estratégia para aumento de engajamento, audiência e principalmente conhecimento e assimilação do conteúdo. Com base em um material de qualidade produzido por um professor qualificado, o trabalho visual tende a complementar e apresentar resultados altos nos padrões de qualidade de ensino e aprendizagem. Nota-se que ao decorrer do desenvolvimento seguindo as metodologias apresentadas, o material, como um conjunto, torna-se mais elaborado em função da atratividade. O que gera um melhor resultado em relação ao objetivo, torna-se um modelo prático para a aplicação de web aulas na modalidade a distância.

Texto completo:

PDF