ESCOLA INFANTIL MUNICIPAL COM ESTUDOS ATRAVÉS DA DIVERSÃO;
Resumo
Esse projeto foca em melhores estruturas pra construções de escolas infantis para
melhor aproveitamento dos espaços e métodos de ensinos que aprendam usando as
atividades infantis em geral como aprendizados para vida escolar.
Foi feito um projeto arquitetônico para construção deste estilo de escola municipal.
Também foi apresentado uma maquete física do local e da edificação sugerida.
Foi projetado uma escola infantil em um terreno localizado no bairro Humberto
Salvador;
Foi executada uma maquete física mostrando local;Construção de uma escola infantil
no Humberto Salvador, para suprir a deficiência deste tipo de escola na região. O
ensino será focado no aprendizado com as brincadeiras infantis.
No momento em que a criança brinca a aprendizagem acontece, porque a
“aprendizagem é construção do conhecimento”. (QUEIROZ, 2003 pg.22). Na
brincadeira a criança se solta, deixa sua liberdade e sua criatividade fluírem podendo
assim descobrir-se como pessoa. Isso, porém, ocorre de forma sistematizada, quando
há a participação do professor como mediador do processo, dialogando com a
criança e criando situações de jogos e brincadeiras que mobilizam saberes e
promovem a construção de novas aprendizagens.Brincar é uma “proposta criativa e
recreativa de caráter físico ou mental, desenvolvida espontaneamente” .
(QUEIROZ,2003,pg. 38).Visitas em campo, pesquisas na Internet, pesquisas na
prefeitura Municipal.
Os materiais usados, foram:
Notebook, papel sulfite, caderno, canetas, pranchas de pluma, tinta, isopor, sucatas,
impressões em plotagens, cola de silicone, etc...Os elementos mais significativos
observados durante a realização da pesquisa foram registrados em um diário de
campo. As entrevistas foram realizadas pessoalmente, onde as respostas obtidas
foram anotadas manualmente. Diante dos dados coletados através de ambos os
instrumentos, organizou-se o presente projeto buscando analisá-los a luz do referencial
teórico e das compreensões já enunciadas sobre a importância dos jogos e
brincadeiras na construção das aprendizagens das crianças, e a construção de umlocal propício para a aplicação das táticas educacionais.