MEDICALIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO INFANTIL NA EDUCAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS QUANTO AO COMPROMISSO DO SERVIÇO SOCIAL COM UM TRABALHO SÓCIOEDUCATIVO

Isabelle Almeida de OLIVEIRA, Caroline SIMIONATO

Resumo


O presente artigo tem por motivação discutir a medicalização do comportamento infantil no ambiente educacional enquanto demanda cotidiana para o serviço social posto que a mesma rebate em inúmeras outras expressões da questão social, por diversas razões no que tange a necessidade de uma maior promoção da necessidade da atenção familiar e, quebras de estigmas culturais motivadas pelo sistema de produção capitalista. Primeiramente contextualizando aspectos da política de educação, em especial da faixa etária do ensino fundamental, depois, discutindo conceitos relacionados às composições familiares e sobre o desenvolvimento comportamental dos sujeitos. Posteriormente, fazendo uma discussão acerca da medicalização do comportamento infantil e, por fim, sobre o compromisso do assistente social com a educação popular, enquanto possibilidade, a fim de superar tal distorção social. Método de pesquisa foi o materialismo histórico dialético, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica.

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