RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION

Carla Plantier MESSAGE, Ana Paula Ambrósio Zanelato MARQUES, Raquel Rosan Christino GITAHY, Sidinei de Oliveira SOUSA

Resumo


A metodologia ativa Peer Intruction é uma metodologia criada na década de 90 pelo professor de Harvard Eric Mazur. A Peer Instruction pode trazer uma maneira diferenciada de proporcionar o aprendizado aos estudantes acostumados com o método de ensino tradicional. As metodologias ativas, podem proporcionar mais significado aos estudantes, pois é centrada no aluno. A metodologia foi usada na disciplina de Programação de Computadores II do curso de Engenharia Elétrica de uma Universidade particular do interior do estado de São Paulo, durante 5 intervenções que ocorreram ao longo de um semestre letivo. A aplicação da metodologia ocorre da seguinte maneira, primeiramente o professor disponibiliza com antecedência o material a ser estudado previamente a aula presencial no ambiente virtual de aprendizagem. No dia da aula presencial, a aplicação acontece nas seguintes fases: o professor faz uma breve exposição do conteúdo da aula, após a exposição é feita a aplicação do teste conceitual, nesse teste o estudante deve responder individualmente cada questão. Caso a questão tenha percentual de acerto menor que 30%, o professor volta a explanar o conteúdo rapidamente e pede para que os estudantes respondam novamente. Já se o percentual de acerto ficar entre 30% e 70%, o professor pede para os estudantes se reunirem em grupo, para que possam em poucos minutos discutir em pares e responder novamente a questão. Caso o percentual de acerto seja maior que 70% o professor da seu feedback e segue para a próxima questão do teste conceitual. A metodologia foi usada com apoio do aplicativo Plickers para facilitar o feedback ao professor. A pesquisa é classificada como pesquisa interventiva de ação estratégica. Os participantes foram 11 estudantes do curso de Engenharia Elétrica e a pesquisadora, que também é professora da disciplina. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e observações. Observamos que além da aprendizagem do conteúdo pelos estudantes, houve também o desenvolvimento de habilidades como o trabalho colaborativo, desenvolvimento de atividades de comunicação, motivação e aprendizagem ativa pois os estudantes são responsáveis pelo seu aprendizado. Poucos estudantes diziam ter dificuldades de estudar o conteúdo em casa, justificando falta de tempo. Por fim, concluíram ser interessante chegar a aula já sabendo o conteúdo a ser discutido. Relatavam, “Não chego sem saber nada, já consigo perguntar”. Pode-se observar que, quando existia a reunião em grupos, os acertos aumentavam, os estudantes que acertavam individualmente, conseguiam convencer os colegas. A pesquisa analisou como a metodologia Peer Instruction, pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa e colaborativa.

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