IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD

Irismar Rodrigues Coelho PASCHOAL, Margarete Bertolo BOCCIA

Resumo


A Teoria de Estilos de aprendizagem tem suas bases em estudos da Psicologia da Educação, mas ao longo dos tempos autores espanhóis (Alonso e Galego, 2000, 2002) foram desenvolvendo estudos específicos sobre temática, visando identificar as principais características de aprendizagem que poderiam ser encontradas nos alunos. Os Estilos de aprendizagem que compõe esta teoria seriam: Estilo Ativo, Estilo Reflexivo, Estilo Teórico e Estilo Pragmático. Ainda, a ampliação desses estudos (Amaral e Barros, 2007) trouxe a aproximação com a aprendizagem colaborativa nos processos educativos do e-learning, e características dos Estilos na modalidade de ensino a distância, denominados posteriormente de Estilo Participativo, Estilo Busca e Pesquisa, Estilo Estruturação e Planejamento, Estilo Ação Concreta e produção. O presente estudo tem como objetivo principal identificar os Estilos de Aprendizagem dos alunos do curso de Pedagogia, na modalidade EaD. A metodologia adotada foi qualitativa-quantitativa, com vistas a iniciar os estudos pela aproximação e apropriação teórica sobre a temática, considerando os autores que referenciam os estudos. Além da busca de dados em diferentes bases visando identificar as publicações existentes no país. O levantamento quantitativo procedeu-se a partir de uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionário, por meio de formulário Google Form divulgado aos 2.638 alunos do curso de Pedagogia na modalidade Ead e, respondido 350 (13,27%) dos alunos. Deste número de respondentes 47 formulários/ respondentes foram excluídos pois, as respostas apresentadas eram insuficientes para uma análise precisa e posterior categorização do Estilo de Aprendizagem correspondente. Assim para a identificação dos Estilos de Aprendizagem dos alunos do curso de Pedagogia Ead, foram considerados 303 respondentes, correspondendo a 11,48% dos alunos do curso. A pesquisa está na fase de tabulação dos dados e possibilitou identificar uma maior participação de alunos dos extremos do curso: primeiro e sexto semestres; além de uma diluição dos demais participantes entre os demais semestres. Com base no referencial teórico, já foi possível perceber a importância da tecnologia para a aprendizagem, pois considera as diferenças individuais e suas competências e habilidades. Percebeu-se também que identificar os estilos de aprendizagem nos ambientes virtuais e buscar estratégias para desenvolver os estilos não predominantes no indivíduo, pode contribuir, para a aprendizagem colaborativa no âmbito da formação inicial de professores, bem como para o desenvolvimento de competências essências ao professor do século XXI.

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