ESTILOS DE APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Margarete Bertolo BOCCIA, Irismar Rodrigues Coelho PASCHOAL

Resumo


Ao estudarmos Estilos de Aprendizagem estamos focados nos alunos. Historicamente identificamos uma oscilação entre a preocupação com as questões relativas à aprendizagem e as preocupações com os processos de ensino. Esta pesquisa está vinculada a outra que visa identificar os estilos de aprendizagem de alunos de curso EaD, assim, iniciamos os estudos pelo levantamento da produção acadêmica sobre Estilos de Aprendizagem no Brasil e identificamos poucos trabalhos sobre essa temática em si, e quase nenhum sobre EaD. Em pesquisa de campo no curso EaD, computamos a participação de 10% dos alunos e os dados iniciais apontaram para dois Estilos de Aprendizagem predominantes: Estilo busca e pesquisa e o Estilo participativo no espaço virtual. Nossas preocupações estão voltadas para como os alunos aprendem, consideramos então a necessidade de identificarmos a articulação desses Estilos com maneiras diferentes de se ensinar, ou seja, as Metodologias Ativas. Com isso, os docentes poderão modificar suas aulas tradicionais por metodologias que atendam mais adequadamente as necessidades da atualidade. O objetivo do projeto é buscar a aproximação dos estilos de aprendizagem com as metodologias ativas. A metodologia adotada é a qualitativa-quantitativa, com a revisão bibliográfica sobre Metodologias Ativas e utilização da revisão já realizada sobre Estilos de Aprendizagem. O levantamento de dados quantitativos foi dividido em dois momentos: a identificação inicial do Estilo de Aprendizagem, dos alunos do curso Pedagogia Presencial, no período noturno, por meio de pesquisa de campo e; construção de segundo instrumento/ questionário para identificação da “preferência” da metodologia ativa. Serão consideradas inicialmente: estudo de caso, trabalho por projetos, aprendizagem baseada em problemas e aula invertida. A primeira parte do levantamento de dados foi a aplicação de questionário, via formulário eletrônico google a 650 alunos. Responderam a pesquisa 444 alunos, correspondendo a 68,30% dos alunos. E assim como na pesquisa com alunos do curso na modalidade EaD, os estilos predominantes são Estilo Ativo e Estilo Reflexivo. A caracterização de cada uma das metodologias elencadas para este estudo está se constituindo e em breve o segundo instrumento de levantamento de dados será direcionado aos alunos. Identificou-se até o momento que as metodologias precisam se articular com os objetivos de aprendizagem, oferecendo aos alunos exatamente a proatividade identificada como estilo de aprendizagem dos alunos e ampliação da complexidade das informações de modo atender também ao estilo reflexivo, possibilitando a tomada de decisão.

Texto completo:

PDF PDF