O PAPEL DO LÍDER NA ADMINISTRAÇÃO DO TURNOVER

Jerson Joaquim da SILVA, Daniel Melanda SIGNORINI

Resumo


O mercado de trabalho tem passado por intensas mudanças, principalmente com relação à competitividade, que aumentou de forma considerável e significativa dentro do cenário econômico. Diante desse avanço, as organizações tiveram de mudar estrategicamente e constataram um enorme diferencial competitivo em seus colaboradores, sendo eles peças-chave para o atingimento dos resultados. Manter esses colaboradores nas organizações, evitando sua saída para buscar outras oportunidades, tornou-se um desafio. Portanto, atuar de forma preventiva e no controle do turnover é um tema de extrema relevância para o cenário organizacional. O objetivo desse estudo foi demonstrar alternativas para o líder atuar, preventivamente, na administração do turnover dentro das organizações, desempenhando seu papel no monitoramento e prevenção desse índice e identificar quais fatores possuem maior influência para o aumento do turnover nas organizações. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas pesquisas bibliográficas por meio de livros, sites e artigos, de forma exploratória. Os resultados da pesquisa sugerem que o papel eficaz do líder é fundamental, pois por meio de sua gestão, é capaz de diagnosticar o comportamento dos colaboradores, avaliando o nível de satisfação e atuando, preventivamente, com a implantação de melhorias, e dessa forma sustentando a permanência e o engajamento dos mesmos na organização.

Texto completo:

PDF PDF