DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O APOIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO

Edwiges Inácia de LIMA, Luciane GUIDASTRE, Mônia Daniela Dotta Martins KANASHIRO

Resumo


Este artigo consiste num relato de experiência de observação e participação das autoras em um projeto denominado “Diversidade Cultural: Quem sou eu?” desenvolvido com alunos do quinto ano em uma escola municipal do interior paulista, cujas ações são relatadas periodicamente em um blog criado e mantido pela docente responsável pelo projeto e que vem subsidiando a criação de apresentações multimídia dos alunos que expõem o que aprenderam visando compartilhar saberes a partir do trabalho com novas tecnologias. Como objetivo de pesquisa buscamos analisar como a tecnologia vem sendo usada com alunos e se ela potencializa e favorece a construção do conhecimento acerca da Diversidade Cultural. A metodologia da investigação baseou-se na abordagem qualitativa, descritiva com nuances de observação participante, com sessões de observação e aplicação de questionários abertos a professores dos estudantes e entrevistas semi-estruturadas com a docente responsável. A partir dos dados chegamos aos resultados de que a tecnologia vem tendo papel de destaque na realização do projeto, principalmente por favorecer a difusão das ações realizadas, minimizar barreiras de tempo e espaço, possibilitar amplo acesso à informação e contribuir para a alfabetização digital dos alunos. No entanto, percebemos que a tecnologia não teve um papel central na aprendizagem, mas a intervenção docente, sim foi indispensável. Quanto à Diversidade Cultural, observamos que os alunos demonstraram ganhos de aprendizagem significativos relativos às origens do povo brasileiro e respeitos às culturas e costumes diferentes dos seus, construindo ao mesmo tempo sua própria identidade.

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