O PROJETO CROWDFUNDING SOCIAL E O ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO

Andressa Mayumi TATEISI, Michele Carvalho RODELLA

Resumo


Em decorrência da 4º Revolução Industrial o ensino em Administração vem passando por mudanças significativas, com isso surge a necessidade de engajar os estudantes não apenas por meio de aulas expositivas e dialogadas, mas também com o desenvolvimento de projetos que contemplam a aplicação do aprendizado teórico e sua prática. A inserção da tecnologia, da inovação e da educação empreendedora também fazem parte desse novo cenário e tem como objetivo possibilitar o estabelecimento de significado no que diz respeito à formação do estudante. O Projeto Crowdfunding Social foi estruturado diante desse contexto e está sendo desenvolvido pelos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social da Toledo Prudente, seu objetivo é arrecadar recursos financeiros para a reforma de uma instituição beneficente e possibilitar que os estudantes desenvolvam competências, habilidades técnicas e comportamento socialmente responsável diante das demandas sociais. A primeira edição está sendo realizada na Associação dos Cegos de Presidente Prudente, os recursos arrecadados serão destinados a reforma do laboratório de informática e infraestrutura. No curso de Administração o projeto é responsável por articular teoria e prática nas disciplinas de Teoria e Análise das Organizações, Ética e sociedade, Administração e Organizações Exponenciais, e Gestão de projetos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos ficou definido que cada uma das disciplinas tenha como resultado um subproduto a ser entregue no final do ciclo de vida do projeto. Como resultados parciais das atividades desenvolvidas na disciplina de Administração e Organizações Exponenciais obteve-se a criação da campanha e o desenvolvimento de um plano de gestão. Para isso, os estudantes foram organizados em seis times com os seguintes temas e objetivos definidos: (1) Planejamento e Organização: responsável por elaborar o cronograma do projeto e garantir a disponibilidade de recursos para execução de todas as fases; (2) Comunicação e Marketing: responsável por desenvolver as estratégias de comunicação e atividades em parceria com a equipe de marketing da Toledo; (3) Controle e Execução: responsável por criar a plataforma e monitorar as doações por meio de indicadores que possibilite realizar o controle das metas; (4) Liderança: responsável por manter o elo entre a comunidade interna e externa e mobilizar as pessoas para garantir o alcance dos objetivos do projeto; (5) Planejamento Financeiro e Orçamentário: responsável por desenvolver orçamento referente aos recursos humanos e materiais e (6) Transparência: responsável pela prestação de contas com a comunidade. Com os resultados parciais é possível concluir que o desenvolvimento de projetos interdisciplinares como o Crowdfunding Social possibilita que estudante coloque em prática conceitos teóricos resultando em melhor articulação entre teoria e prática profissional e a sensibilização do futuro administrador no que que diz respeito aos impactos das organizações na sociedade.


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