USO DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE DIREITO: GAMIFICAÇÃO E EAD

Paula Mesquita MELQUES, Eli Candido JUNIOR

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, Instituição de Ensino Superior (IES) localizada em Presidente Prudente, São Paulo, na implementação da gamificação em uma disciplina ofertada na modalidade a distância. A referida disciplina, Estágio Supervisionado II, pertence ao curso de graduação em Direito e tem como foco a solução de conflitos jurídicos por meio da arbitragem. Nesse modelo, o aluno deveria atuar como um dos árbitros a partir de um caso simulado e dos documentos apresentados pelas partes. Para subsidiar a elaboração da sentença arbitral, produto a ser entregue pelo aluno ao final do game, foram disponibilizados nas diversas etapas do jogo materiais como animação, vídeos e textos, que abordavam a fundamentação teórica a respeito da arbitragem, e também elementos do procedimento arbitral, como a audiência inicial. Ao final da disciplina, os alunos avaliaram a experiência por meio da metodologia NPS (Net Promoter Score). Os resultados da avaliação, bem como dados comparativos entre as ofertas da disciplina nos anos de 2017 (sem gamificação) e 2018 (gamificada), demonstram que implementar a gamificação na disciplina foi uma estratégia positiva para a aprendizagem dos alunos.

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