ReciPlay – O Lixo Inteligente

Maria Isabella SANTOS, Roberta ELLER

Resumo


A questão do meio ambiente é um assunto que tem sido alvo de destaque nos últimos anos, devido ao aumento das consequências sentidas em razão do aquecimento global. Pensando nisso, a ReciPlay surge com uma proposta de diminuir o descarte indevido de alguns materiais, incentivando o consumidor à prática da reciclagem em troca de benefícios. O objetivo principal da empresa é coletar materiais recicláveis para a destinação correta destes, sendo revendidos a empresas recicladoras. Já os materiais orgânicos recolhidos, são encaminhados, através de doação, a agricultores e ONGs que irão utilizá-los como adubo orgânico. A ideia é implantar uma máquina para depósito destes materiais em pontos estratégicos das cidades, na qual o consumidor ao depositar o material, recebe pontos através de um aplicativo da ReciPlay, os quais poderão ser trocados em benefícios. Os benefícios ao contribuinte consistem em descontos em produtos de empresas parceiras, como: Postos de combustível, empresas fornecedoras de água e energia elétrica, recarga de celular, supermercados, lojas de cosméticos, redes de farmácias, entre outros. Já os benefícios às empresas parceiras, se referem ao engajamento dentro de projetos sustentáveis e uma ampliação do marketing social. Para a escolha dos locais de ponto de coleta, é necessário certificar se o imóvel em questão atende as suas necessidades operacionais, capacidade de instalação e características da região. Não podemos esquecer que a localização é muito importante conforme os locais de arrecadação e os potenciais clientes. Além da troca de pontos, a empresa conta com um aplicativo, para facilitar o acesso ao serviço, o qual inclui a facilidade de se chegar até um ponto de vendas ou ponto de recolhimento. Cada vez mais, os clientes exigem que produtos sejam descomplicados, tenham muitas funcionalidades, porém de fácil assimilação e manuseio. O contribuinte pode acompanhar pelo aplicativo o quanto de lixo ele está produzindo e depositando, além de verificar quantos pontos têm acumulado em sua conta. Estima-se que cada pessoa produz cerca de 1kg de lixo por mês, portanto se alcançarmos nossa meta, que é de atingirmos aproximadamente 500.000 pessoas, chegaríamos à uma receita mensal média de R$ 13.500.000, pois, segundo pesquisas, o preço médio da tonelada de lixo reciclável é R$ 897,52. Com isso, concluímos que a ReciPlay é uma empresa de caráter privado, classificada como uma plataforma digital com o objetivo de promover a educação ambiental, facilitando o acesso da população à reciclagem consciente, tornando-se assim, um agente promotor da diminuição de prejuízos gerados pelo homem ao meio ambiente.

Texto completo:

PDF PDF