FORMAÇÃO DE CUSTO E PRECIFICAÇÃO

Leonardo Ribeiro PINTO, Patrícia DANZIGER

Resumo


Pode-se considerar que para realização da operação dentro da empresa, seu principal fator e prelúdio é o custo. Este, que é totalmente interligado ao preço de venda de determinado produto e/ou serviço, obtendo grande influência no processo de aceitação do mercado. Todavia, o mesmo não deve ser baseado somente em quanto gostaria de comercializar para obtenção de tal lucro desejado. Os gestores em sua atuação devem ter ciência sobre seus custos, afinal, só se gerencia aquilo que possui conhecimento, de modo que o mesmo deve levar em consideração os questionamentos estratégicos, tais como: O que é custo fixo e variável? Quais itens são diretos e indiretos? Quais os impostos incidem sobre meu regime de tributação? Para que possa formar uma precificação correta e calcular com precisão sua margem de contribuição e lucratividade, para que na tomada de decisão estejam de acordo com o cenário na qual se encontra o mercado. No contexto atual, é importante que os gestores apresentem consigo um raciocino estratégico, de modo que possa interpretar as informações disponíveis e usá-las a seu favor, levando em consideração o diferencial, que ocasiona a melhor competitividade, gerando impacto no planejamento estratégico e obtenção de resultados. Neste, serão tratados os conceitos teóricos, assim como seus elementos principais, levando em consideração o quão impactante a gestão de custos é essencial para manter as empresas em constante operação, visando a utilização dos custos em prol da formação do preço, definindo o mark-up, a margem de contribuição e sua utilidade, acarretando na lucratividade. Dentre a metodologia, será abordado um estudo bibliográfico correlacionado ao estudo de caso, exemplificando de maneira prática o necessário para compreensão do tema.

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