ESTUDO DE VIABILIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE INFORMAÇÕES ESCOLARES PARA AS ETECS
Resumo
O Brasil ocupou em 2017, a quarta posição no ranking dos países que mais realizam downloads de aplicativos para smartphone, segundo estudo Spotlight on Consumer App Usage, divulgado pela companhia de análise de mercado App Annie. O crescimento de usuários é de 20% em relação a 2015, com previsão de superar oito bilhões de usuários em 2022, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China. O relatório aponta que a cada 24h, o brasileiro utiliza cerca de 12 aplicativos, o que revela hábitos mais tecnológicos, quando relacionados a busca por praticidade na hora de consumir informações, produtos e serviços. O uso de aplicativos é uma realidade também em universidades e espaços escolares, iniciativa que conta com alta taxa de aprovação, conforme comprovou a pesquisa Challenger, realizada pelo Google e instituto YouGov, divulgada no último dia 14 de agosto. O levantamento entrevistou 300 educadores (72% de escolas públicas, 27% de privadas e 1% de ONGs ou Fundações) e 500 pais de alunos (56% de instituições públicas, 41% das particulares e 3% de ONGs ou Fundações), dos quais 87% têm filhos entre 6 e 15 anos e 13% com filhos de 16 a 18 anos. Diante dessa realidade, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), apesar de possuírem um sistema acadêmico para professores e alunos, este ainda não contempla todas as necessidades de uma plataforma responsiva e que possa ser acessada de forma intuitiva, com boa usabilidade e baixo consumo de dados móveis. Com base nas observações citadas, propõem-se o desenvolvimento de um aplicativo onde a comunidade escolar das Etecs possa não só acessar informações, mas ter um canal de comunicação e troca de conhecimentos entre alunos, professores e funcionários, alinhados com a proposta da instituição. Fundamentado nos dados obtidos junto aos estudantes de uma escola técnica do interior do estado de São Paulo, por meio de pesquisa Quali-Quantitativa via formulários Google, constatou-se que 54% dos participantes costumam acessar a atual plataforma de informações por meio de dispositivos móveis e os principais motivos que impedem o acesso são problemas durante o uso (30,4%) e demora para carregar o site (54,3%). Conclui-se então, com base na resposta de 96% dos respondentes que é viável o desenvolvimento de um aplicativo que reúna informações do universo escolar com o objetivo de melhorar a comunicação e acesso à informação. Além de dados sobre notas e faltas, os participantes informaram ainda a necessidade de passarem a ter fácil acesso a calendário de eventos e cursos, mural de avisos,fóruns de discussão, galeria de fotos e telefones úteis, confirmando assim, a necessidade de integração da comunidade escolar.