ESTUDO DE VIABILIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE INFORMAÇÕES ESCOLARES PARA AS ETECS

Larissa Fernanda de Souza LIMA, Aluis Correia de Freitas JUNIOR, Vanessa Vazzi TOMAZ, Jacqueline Pereira dos Santos SOUZA

Resumo


O Brasil ocupou em 2017, a quarta posição no ranking dos países que mais realizam downloads de aplicativos para smartphone, segundo estudo Spotlight on Consumer App Usage, divulgado pela companhia de análise de mercado App Annie. O crescimento de usuários é de 20% em relação a 2015, com previsão de superar oito bilhões de usuários em 2022, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China. O relatório aponta que a cada 24h, o brasileiro utiliza cerca de 12 aplicativos, o que revela hábitos mais tecnológicos, quando relacionados a busca por praticidade na hora de consumir informações, produtos e serviços. O uso de aplicativos é uma realidade também em universidades e espaços escolares, iniciativa que conta com alta taxa de aprovação, conforme comprovou a pesquisa Challenger, realizada pelo Google e instituto YouGov, divulgada no último dia 14 de agosto. O levantamento entrevistou 300 educadores (72% de escolas públicas, 27% de privadas e 1% de ONGs ou Fundações) e 500 pais de alunos (56% de instituições públicas, 41% das particulares e 3% de ONGs ou Fundações), dos quais 87% têm filhos entre 6 e 15 anos e 13% com filhos de 16 a 18 anos. Diante dessa realidade, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), apesar de possuírem um sistema acadêmico para professores e alunos, este ainda não contempla todas as necessidades de uma plataforma responsiva e que possa ser acessada de forma intuitiva, com boa usabilidade e baixo consumo de dados móveis. Com base nas observações citadas, propõem-se o desenvolvimento de um aplicativo onde a comunidade escolar das Etecs possa não só acessar informações, mas ter um canal de comunicação e troca de conhecimentos entre alunos, professores e funcionários, alinhados com a proposta da instituição. Fundamentado nos dados obtidos junto aos estudantes de uma escola técnica do interior do estado de São Paulo, por meio de pesquisa Quali-Quantitativa via formulários Google, constatou-se que 54% dos participantes costumam acessar a atual plataforma de informações por meio de dispositivos móveis e os principais motivos que impedem o acesso são problemas durante o uso (30,4%) e demora para carregar o site (54,3%). Conclui-se então, com base na resposta de 96% dos respondentes que é viável o desenvolvimento de um aplicativo que reúna informações do universo escolar com o objetivo de melhorar a comunicação e acesso à informação. Além de dados sobre notas e faltas, os participantes informaram ainda a necessidade de passarem a ter fácil acesso a calendário de eventos e cursos, mural de avisos,fóruns de discussão, galeria de fotos e telefones úteis, confirmando assim, a necessidade de integração da comunidade escolar.

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