OS PROCESSOS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO

Rafaela Jovial CITOLINO, Juliene Aglio Oliveira PARRÃO

Resumo


O presente artigo resulta das pesquisas realizadas durante o grupo de Iniciação Científica “Inclusão e desigualdade: expressões contemporâneas” do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo e tem por finalidade compreender o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência no ensino superior no município de Presidente Prudente. Nesse sentido, apresenta alguns aspectos quanto ao processo de inclusão social das pessoas com deficiência, seguido por reflexões a respeito da educação inclusiva e por fim detalhes e resultados da pesquisa submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 31689020.3.0000.8132. Para compreensão do assunto proposto foram utilizadas pesquisas bibliográficas e em meio eletrônico, bem como realizada uma entrevista com a Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo, mediante a devida aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

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