ESCOLA ESTADUAL HAMA

ALESSANDRO RORATO, ANDERSON ADALBERTO SANTOS, Hellen Mayara SILVA, Mayara Mitsuko KATO, Alfredo Zaia Nogueira RAMOS, LUCIANO KATSUMY OSAKO

Resumo


O projeto realizado tem finalidade implantar no bairro III Milênio uma escola de Ensino Fundamental I e II, a fim de proporcionar aos estudantes e visitantes ambientes com ergonomia, áreas de convivência agradáveis, setor administrativo para uso de professores e demais funcionários da escola, bem como acessibilidade aos alunos portadores de limitações físicas, atendendo às normas da NBR9050. E, para não se distanciar da instituição existente, o terreno designado para o projeto em questão se encontra na mesma quadra. Facilitando a locomoção dos pais, parentes ou cuidadores, bem como centralizando as instituições de ensino no bairro. Elaboração de um projeto escolar, visando atender as necessidades do bairro. Adequação de espaço verde para os moradores, com iluminação adequada, playground para as crianças e pista de caminhada arborizada para realização de exercícios físicos .A maior dificuldade foi adequar o projeto ao terreno escolhido, pois possuía uma inclinação bem acentuada. Sendo assim, a topografia tornou-se o partido arquitetônico inicial do projeto e, posteriormente, foi pensado em algo voltado ao público que irá desfrutar dos ambientes e compor de forma criativa o projeto em questão, o jogo da velha. Um jogo de estratégia muito popular com regras extremamente simples, em que o objetivo principal é alinhar três formas iguais seja na
horizontal, na diagonal ou na vertical. As formas do jogo são implantadas no projeto de uma forma sutil, como no formato das janelas, das claraboias e na implantação da edificação, representando as linhas horizontais e verticais que dão início ao jogo . Sendo assim, para obter a maior quantidade de iluminação e ventilação natural , pensou-se na separação da instituição em blocos os quais seriam conectados por rampas, escadas e elevadores. E, como já dito anteriormente, tentando manter a proporção nas dimensões de toda a construção. Para a escolha dos ambientes e o dimensionamento deles, optou-se por seguir as normas da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Para isso, iniciou-se a concepção do projeto com os


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