UMA ABORDAGEM SOBRE MODELOS DE FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA
Resumo
Este trabalho destina-se ao tema de formação de preço, pois, cada vez mais a intuição, casuísmo
dos profissionais ou empresários que conduzem a formação de preço dentro das organizações já
não é capaz de apresentar as melhores soluções que o mercado procura. Assim algumas
condições de sobrevivência são as aceitações de novas posturas para dar continuidade à
empresa. O processo de formação de preço de venda para mercadoria/produtos ou serviços é um
dos assuntos mais complexos no que se refere à tomada de decisões no ambiente organizacional,
pois, hoje em face ao atual panorama conhecer os próprios números, é questão de sobrevivência,
comercializar sem estes números talvez seja algo impensável e dentro deste cenário a definição
de preço é um momento de verdade, ou seja, decisivo para a empresa. Partindo deste
pressuposto o processo de formação de preços de venda pode ser considerado como um
equilíbrio interno e externo da empresa para que os objetivos de: elevar quantidades vendidas,
ganhar concorrência e maximizar seus lucros sejam atingidos a partir da gestão estratégica dos
preços e gestão estratégica de seus custos. Considerando que no processo de Formação dePreço, tradicional, o principal objetivo da organização esta em cobrir os custos, recuperar osvalores pagos com impostos e obter uma margem estipulada pode-se partir do contexto de que o
principal foco deste trabalho será o estudo sobre estabelecimento de margem alvo sobre o preçode venda bruto
ou líquido, para questões de competitividade. Onde a margem alvo sobre o preçode venda bruto considera que o percentual da margem deve-ser fixado ao preço de venda
considerando a tributação e a fixação da margem alvo sobre o preço de venda líquido não
considera os tributos incidentes na venda. Este trabalho estará sedimentado nas técnicas criadas
pelo Grupo PROVAR (FEA-USP-São Paulo), para formação de preços para produtos de formaque as variáveis que afetam os preços como tributos e margem fosse sendo introduzida de forma
crescente e gradual a sua complexidade. Neste contexto de Formação de Preços, percebe-se quecada vez mais o mercado se torna responsável pelo estabelecimento de preços e as organizações
passam a apenas aceitar eles e viabilizar a margem, seja ela fixada sobre o preço de venda
líquido, ou seja, pelo preço de venda bruto, porem quando observado sobre a ótica de margem
sobre o preço de venda líquido é possível se identificar quais são as reais contribuições que a
margem desta mercadoria/produto ou serviço proporcionam já que nesta ótica não se considera o
tributo incidente na venda ao objetivo final da empresa, ou seja, o lucro.