UMA ABORDAGEM SOBRE MODELOS DE FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

Vinicius Amorim SOBREIRO

Resumo


Este trabalho destina-se ao tema de formação de preço, pois, cada vez mais a intuição, casuísmo

dos profissionais ou empresários que conduzem a formação de preço dentro das organizações já

não é capaz de apresentar as melhores soluções que o mercado procura. Assim algumas

condições de sobrevivência são as aceitações de novas posturas para dar continuidade à

empresa. O processo de formação de preço de venda para mercadoria/produtos ou serviços é um

dos assuntos mais complexos no que se refere à tomada de decisões no ambiente organizacional,

pois, hoje em face ao atual panorama conhecer os próprios números, é questão de sobrevivência,

comercializar sem estes números talvez seja algo impensável e dentro deste cenário a definição

de preço é um momento de verdade, ou seja, decisivo para a empresa. Partindo deste

pressuposto o processo de formação de preços de venda pode ser considerado como um

equilíbrio interno e externo da empresa para que os objetivos de: elevar quantidades vendidas,

ganhar concorrência e maximizar seus lucros sejam atingidos a partir da gestão estratégica dos

preços e gestão estratégica de seus custos. Considerando que no processo de Formação dePreço, tradicional, o principal objetivo da organização esta em cobrir os custos, recuperar os

valores pagos com impostos e obter uma margem estipulada pode-se partir do contexto de que o

principal foco deste trabalho será o estudo sobre estabelecimento de margem alvo sobre o preçode venda bruto

ou líquido, para questões de competitividade. Onde a margem alvo sobre o preço

de venda bruto considera que o percentual da margem deve-ser fixado ao preço de venda

considerando a tributação e a fixação da margem alvo sobre o preço de venda líquido não

considera os tributos incidentes na venda. Este trabalho estará sedimentado nas técnicas criadas

pelo Grupo PROVAR (FEA-USP-São Paulo), para formação de preços para produtos de forma

que as variáveis que afetam os preços como tributos e margem fosse sendo introduzida de forma

crescente e gradual a sua complexidade. Neste contexto de Formação de Preços, percebe-se que

cada vez mais o mercado se torna responsável pelo estabelecimento de preços e as organizações

passam a apenas aceitar eles e viabilizar a margem, seja ela fixada sobre o preço de venda

líquido, ou seja, pelo preço de venda bruto, porem quando observado sobre a ótica de margem

sobre o preço de venda líquido é possível se identificar quais são as reais contribuições que a

margem desta mercadoria/produto ou serviço proporcionam já que nesta ótica não se considera o

tributo incidente na venda ao objetivo final da empresa, ou seja, o lucro.


Palavras-chave


Preço de Venda. Formação de preço de venda. Competitividade.

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