USO DAS TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tathiana Ferreira NEVES, Ana Virginia Isiano LIMA

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, da Toledo Prudente Centro Universitário e objetivou, dentre outros aspectos, identificar como as tecnologias contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como compreender as possibilidades e as dificuldades vivenciadas pelos professores e pelos estudantes durante o ensino remoto emergencial, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Para atingir os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica para analisar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem ser utilizadas no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Evidenciou-se que o uso das TDIC no âmbito educacional é extremamente útil e significativo, podendo desempenhar diferentes papéis. Apesar das potencialidades, a pandemia de Covid-19 demonstrou, ainda mais, as desigualdades educacional, social e econômica existentes em nosso país, revelando que muitos alunos não têm acesso a recursos digitais, como computador e celular, ou, até mesmo, à internet. Apesar das dificuldades e adversidades presentes, evidenciamos, durante a pesquisa, que existem muitas práticas inovadoras sendo desenvolvidas por professores brasileiros, transformando a sala de aula e o aprendizado em uma forma mais dinâmica e tecnológica para desenvolvimento dos alunos. Por isso, como perspectiva futura, esperamos submeter o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e adentrar no âmbito educacional, objetivando verificar como está ocorrendo o uso da tecnológica e como essa perspectiva na escola pode tornar o aprendizado muito mais significativo.

Texto completo:

PDF PDF