USO DAS TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, da Toledo Prudente Centro Universitário e objetivou, dentre outros aspectos, identificar como as tecnologias contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como compreender as possibilidades e as dificuldades vivenciadas pelos professores e pelos estudantes durante o ensino remoto emergencial, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Para atingir os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica para analisar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem ser utilizadas no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Evidenciou-se que o uso das TDIC no âmbito educacional é extremamente útil e significativo, podendo desempenhar diferentes papéis. Apesar das potencialidades, a pandemia de Covid-19 demonstrou, ainda mais, as desigualdades educacional, social e econômica existentes em nosso país, revelando que muitos alunos não têm acesso a recursos digitais, como computador e celular, ou, até mesmo, à internet. Apesar das dificuldades e adversidades presentes, evidenciamos, durante a pesquisa, que existem muitas práticas inovadoras sendo desenvolvidas por professores brasileiros, transformando a sala de aula e o aprendizado em uma forma mais dinâmica e tecnológica para desenvolvimento dos alunos. Por isso, como perspectiva futura, esperamos submeter o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e adentrar no âmbito educacional, objetivando verificar como está ocorrendo o uso da tecnológica e como essa perspectiva na escola pode tornar o aprendizado muito mais significativo.