LEDTERAPIA ASSOCIADA AO PROTOCOLO DE LIMPEZA DE PELE

Tiffany Fernanda Correia SILVA, Alana Carla Batista Garcia da SILVA

Resumo


A limpeza de pele é um dos procedimentos que há mais demanda na estética facial, sendo indicada para o preparo de outros tratamentos e até mesmo para regular a oleosidade da pele e o controle de acne. Em um dos passos a passo do procedimento, é realizado a extração dos comedões, onde a pele fica sensibilizada apresentando eritema e vermelhidão, logo após é utilizado o LED – em inglês Light Emitting Diodo (ou diodo emissor de luz). Os estudos da utilização do LED na limpeza de pele mostram os inúmeros benefícios que ele traz. É um equipamento que emite partículas de luz com comprimento de onda capaz de penetrar na pele e estimular a produção de energia celular, durante o procedimento pode ser utilizado as quatros cores, dependendo da disfunção a ser tratada. A pele é composta por três camadas, sendo elas: epiderme (camada externa), derme (com a presença de vascularização) e hipoderme (ou tela subcutânea, formada por células adiposas). É considerada o maior órgão do corpo humano, tendo a função de proteção. A coloração da pele é denominada através da melanina, sendo classificada por 6 fototipos diferentes. Fototipo I: Branca, queima com facilidade, nunca bronzeia, muito sensível. Fototipo II: Branca, queima com facilidade, bronzeia muito pouco, sensível. Fototipo III: Morena Clara, queima moderadamente, bronzeia moderadamente, sensibilidade normal. Fototipo IV: Morena Moderada, queima pouco, bronzeia com facilidade, sensibilidade normal. Fototipo V: Morena Escura, queima raramente, bronzeia bastante, pouco sensível. Fototipo VI: Negra, nunca queima, totalmente pigmentada, insensível ao sol Fitzpatrick (1975, s.p). Dentre a classificação da tipologia da pele, existem quatro tipos: Eudérmica (normal) apresenta textura aveludada e saudável. Alípica (seca) sensível ao frio, calor e ao vento. Lipídica (oleosa) apresenta óstios dilatados, bem visíveis e excesso de sebo. E por fim, a pele mista, apresentando oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo).
A limpeza de pele é um procedimento realizado geralmente antes de protocolos faciais sendo muito procurado na estética facial. Sendo necessária uma avaliação para identificar as necessidades e particularidades da pele. As insatisfações são referentes aos comedões, que podem ser classificados em abertos e fechados, o

comedão fechado se torna visível quando a pele é distendida, o comedão aberto se caracteriza por ser oxidado e escurecido se tornando mais aparente.
A acne é a doença crônica do folículo pilossebáceo, podendo ser uma acne inflamatória ou não inflamatória, que acontece quando os folículos são oclusos por oleosidade e células mortas da pele, promovendo cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes.
Engloba um conjunto de lesões, isoladas ou em conjunto que aponta sua gravidade, como o comedão que surge como consequência da retenção de hiperceratose no folículo, formando aquele aspecto de ponto preto no caso do aberto e esbranquiçado no comedão fechado, considerado lesão primária. A Pápula: é uma área de eritema e edema ao redor do comedão, considerada lesão secundária. A Pústula: é uma inflamação com conteúdo purulento, considerada uma lesão terciária. Nódulo: possui uma estrutura igual à pústula, porém apresenta uma dimensão maior, considerada uma lesão quaternária. Cicatriz: que se trata de uma reação inflamatória, considerada a última lesão da acne.
A limpeza de pele traz muitos benefícios, após procedimento como: controle da oleosidade, pele macia e hidratada melhorando seu aspecto.
A utilização do LED tem sido constante para tratamentos de acne e protocolos de limpeza de pele, utilizando a luz azul por ter ação bactericida, atuando também na realização da biomodulação após extração de comedões evitando cicatrizes e acalmando a pele.
Podendo ser indicado também para casos de pele oleosa, hipercromias, rugas e linhas finas. Emite luzes que atuam na estimulação de colágeno, prevenindo acnes e rugas, cada cor com sua finalidade.
Após a utilização da ledterapia, o profissional proporciona ao cliente uma pele descongestionada e iluminada, proporcionando o alívio da dor e previne intercorrências pós procedimento como as hipercromias pós inflamatórias.
As contraindicações variam com cada fototipo, como gestantes, em cima ou em direção aos olhos ou sem óculos de proteção para o terapeuta e paciente, sobre áreas onde houver injeções de esteroides, no pescoço, áreas com sangramento ativo, em tecido isquêmico e/ou indivíduos com doença vascular; sobre áreas suspeitas ou com tecido canceroso e em pacientes com epilepsia.
A limpeza de pele associada a ledterapia traz resultados significativos, como a sua relevância em um método de melhoria dos resultados após o procedimento. Além de que seu uso permite resultado gradativo, seguro e indolor.


Texto completo:

PDF PDF