UMA ABORDAGEM SOBRE ANALISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO PARA QUESTÕES DE APREÇAMENTO CONSIDERANDO AS QUANTIDADES TRANSACIONADAS

Vinicius Amorim Sobreiro

Resumo


Pretende-se com o presente artigo demonstrar a utilização do Ponto de Equilíbrio ou Break-EvenPoint, como uma ferramenta básica dentro da administração financeira para mensuração de

reflexos nas quantidades a serem transacionadas para alcance do mesmo a partir de alterações

no preço de venda das mercadorias/produtos ou serviços, visando à adoção de preços de venda

que favoreçam a negociações entre ambas as partes envolvidas. Para tanto, foi feito um

levantamento bibliográfico sobre o tema abordado nos textos considerados básicos dentro da

administração financeira gerencial visando a busca por material para fomentar as bases deste

artigo, porém, pouco material fora encontrado, pois, sobre o mesmo apenas recentemente com o

surgimento do marketing2 os responsáveis pela gestão estratégica dos preços de venda

começaram a mensurar a importância da análise dos reflexos de alterações de preço de venda

considerando as quantidades transacionadas no Ponto de Equilíbrio, o que em linha geral

demonstra a quantidade em que o valor da receita total se iguala ao valor total do custo fixo mais o

custo variável por unidades. Entretanto, para questões de fixação de preços, esta simples

compreensão pode apresentar demonstrações enganosas, pois as variações no preço visando

negociações de unidades adicionais devem sempre ser analisadas a partir de variações na

diferença entre a receita total e o custo total, pois mantendo-se as mesmas estruturas de custo da

empresa à diminuição ou aumento do preço implica em alterações na contribuição de cada

produto/mercadoria ou serviço transacionado junto ao lucro da empresa. Os tomadores de

decisões sobre alterações dos valores de preço dos produtos/mercadorias ou serviços dentro do

ambiente empresarial devem ter conhecimento que as pequenas alterações nos preços (onde

maiores preços geralmente diminuem as quantidades ou menores preços e maiores quantidades),

a fim de atingir os objetivos da empresa, provocam a necessidade de grandes alterações nas

quantidades transacionadas para que se mantenha o Ponto de Equilíbrio, além de que as

alterações das quantidades transacionadas implicam em acréscimos de custos fixos às estruturas

de custo, pois, o comportamento dos custos fixos quanto a estas alterações normalmente não se

apresenta de forma linear às quantidades transacionadas. Dessa forma a conclusão que se obtém

a partir do exposto é que as alterações no preço de venda implicam diretamente no propósito

imediato das empresas quando as mesmas são orientadas para a maximização do lucro, assim, a

melhor compreensão da análise de alterações de Preço de Venda e seus reflexos no Ponto de Equilíbrio, contemplando as quantidades transacionadas dentro do ambiente empresarial ondeesteja situada, serve como um elemento de suporte à competitividade, uma vez que o mercado,

para maioria das atividades empresariais, é extremamente competitivo.


Palavras-chave


Preço de venda. Ponto de equilíbrio. Break-even point.

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