SISTEMA DE CONTROLE DA LIVRARIA TOLEDO
Resumo
Este projeto tem por objetivo apresentar a proposta de desenvolvimento do sistema de
controle da Livraria Acadêmica da Associação Educacional Toledo. Praticamente todos os setores
de uma empresa e/ou instituição são informatizados. Com isto tarefas são realizadas com uso de
menos recursos e atingindo os objetivos de forma otimizada. Sistemas de computadores auxiliam
o setor administrativo de qualquer empresa, permitindo um amplo controle através de uma única
ferramenta (sistema de informação). A metodologia empregada em seu planejamento, implantação
e operação se fazem notável nos diversos aspectos do empreendimento, como finanças,
confiabilidade, qualidade e tecnologia. Atualmente um sistema de controle de uso genérico para
todas as livrarias vem sendo utilizado pela Livraria MToledo, porém, não atende suas
expectativas, pois tem opções que nunca foram utilizadas e faltam opções para atender as reais
necessidades. O presente trabalho apresenta uma metodologia para a substituição do atual
sistema de controle gerencial da Livraria visando facilitar as atividades diárias e,
conseqüentemente, melhorar o rendimento do sistema com maior confiabilidade e agilidade, já
que o sistema MToledo será voltado especificamente para o atendimento das funcionalidades da
Livraria em questão. Através de um estudo sobre as atividades que ocorrem na Livraria
Acadêmica, foram levantados detalhes de todas as tarefas e fluxo de informações importantes
para o funcionamento da Livraria e, com isso foi proposto o MToledo (MToledo – Sistema de
Controle da Livraria Acadêmica), que é um sistema que permite o controle das atividades
realizadas, abrangendo toda a parte financeira (contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa) e
controle de estoque (vendas e aquisições de livros). Com o MToledo o aspecto gerencial da
Livraria será otimizado permitindo um melhor acompanhamento da situação atual além do
histórico das atividades realizadas e com isto, facilitará o processo de venda e aquisições de
livros, o controle das contas a pagar e as contas a receber dos clientes. O sistema gerenciará os
cadastros de clientes, fornecedores, produtos, pedidos de compras (aquisições de produtos), as
vendas de produtos e serviços oferecidos pela Livraria, além de todos os detalhes dos recursos
gastos com demais despesas da Livraria (impostos, funcionários, gastos diversos). Enfim, todos
os processos da Livraria estarão sendo informados e administrados através do sistema. Os
conceitos e propostas apresentados ao longo da metodologia, relativos aos mais diversos
aspectos do planejamento, implantação e operação do sistema de controle da Livraria foram
consolidados em um estudo de caso realizado na própria livraria da Associação Educacional
Toledo.