SISTEMA DE CONTROLE DA LIVRARIA TOLEDO

Eli Candido Junior, Melissa Marchiani Palone Zanata

Resumo


Este projeto tem por objetivo apresentar a proposta de desenvolvimento do sistema de

controle da Livraria Acadêmica da Associação Educacional Toledo. Praticamente todos os setores

de uma empresa e/ou instituição são informatizados. Com isto tarefas são realizadas com uso de

menos recursos e atingindo os objetivos de forma otimizada. Sistemas de computadores auxiliam

o setor administrativo de qualquer empresa, permitindo um amplo controle através de uma única

ferramenta (sistema de informação). A metodologia empregada em seu planejamento, implantação

e operação se fazem notável nos diversos aspectos do empreendimento, como finanças,

confiabilidade, qualidade e tecnologia. Atualmente um sistema de controle de uso genérico para

todas as livrarias vem sendo utilizado pela Livraria MToledo, porém, não atende suas

expectativas, pois tem opções que nunca foram utilizadas e faltam opções para atender as reais

necessidades. O presente trabalho apresenta uma metodologia para a substituição do atual

sistema de controle gerencial da Livraria visando facilitar as atividades diárias e,

conseqüentemente, melhorar o rendimento do sistema com maior confiabilidade e agilidade, já

que o sistema MToledo será voltado especificamente para o atendimento das funcionalidades da

Livraria em questão. Através de um estudo sobre as atividades que ocorrem na Livraria

Acadêmica, foram levantados detalhes de todas as tarefas e fluxo de informações importantes

para o funcionamento da Livraria e, com isso foi proposto o MToledo (MToledo – Sistema de

Controle da Livraria Acadêmica), que é um sistema que permite o controle das atividades

realizadas, abrangendo toda a parte financeira (contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa) e

controle de estoque (vendas e aquisições de livros). Com o MToledo o aspecto gerencial da

Livraria será otimizado permitindo um melhor acompanhamento da situação atual além do

histórico das atividades realizadas e com isto, facilitará o processo de venda e aquisições de

livros, o controle das contas a pagar e as contas a receber dos clientes. O sistema gerenciará os

cadastros de clientes, fornecedores, produtos, pedidos de compras (aquisições de produtos), as

vendas de produtos e serviços oferecidos pela Livraria, além de todos os detalhes dos recursos

gastos com demais despesas da Livraria (impostos, funcionários, gastos diversos). Enfim, todos

os processos da Livraria estarão sendo informados e administrados através do sistema. Os

conceitos e propostas apresentados ao longo da metodologia, relativos aos mais diversos

aspectos do planejamento, implantação e operação do sistema de controle da Livraria foram

consolidados em um estudo de caso realizado na própria livraria da Associação Educacional

Toledo.


Palavras-chave


Sistema de Informação. Controle. Gerenciamento.

Texto completo:

PDF