A QUALIDADE DO ATENDIMENTO NO SUPERMERCADO MARIANA.
Resumo
A pesquisa teve como objetivo propor melhorias no atendimento ao consumidor de um
supermercado de porte médio, avaliando a sua qualidade de prestação de serviços e
comercialização de produtos, medidos a opinião de seus clientes no ponto de venda através de
entrevistas estruturadas. A pesquisa foi feita “in loco”, no momento da compra, e complementada
com observações feitas em momentos de maior e de menor movimento no supermercado. Definiu
os principais indicadores de qualidade e o perfil sócio-econômico de sua clientela, apontando os
principais fatores que são valorizados pelos consumidores e que poderiam induzir a ações
gerenciais para o aperfeiçoamento de seu negócio e estabelecimento de estratégias de marketing
correspondentes. Revelou-se aí um conceito multifatorial do conceito de qualidade de atendimento,
destacando-se na sua conclusão os principais, listados a seguir: a qualidade e aspecto dos
hortifrutigranjeiros, o preço dos produtos, a velocidade, cordialidade e precisão do caixa, a
variedade e qualidade dos produtos, a temperatura e ventilação do ambiente, o estacionamento, a
limpeza do local, o atendimento da padaria e do açougue, a localização, a presença de
funcionários para um esclarecimento e outros. Esta pesquisa gerou informações para a melhoria
da gestão do supermercado e indicou necessidades de treinamento visando a melhoria das
relações com os clientes. Outras informações relevantes para a gestão de marketing foram
geradas: o sexo e a procedência dos clientes, o motivo principal de sua compra e alguns outros
indicadores importantes para a gestão empresarial. O relatório de pesquisa foi apresentado para
os gerentes e proprietários do supermercado e considerado como um conjunto de informações
importantes para as decisões estratégicas do negócio.