CAPITALISMO MUTÁVEL E SOCIALISMO HISTÓRICO
Resumo
O fim da bipolaridade mundial levou o capitalismo ao status doutrinário a ser seguido enquanto o
marxismo já é apenas a história de livros e documentários. Estariam vivos os ideais? Tal pergunta
ainda desencadeia discussões. Sabe-se que o capitalismo mantém-se vivo por ser elemento mutável.
Desde as primeiras aspirações pós-feudais dos burgueses, de tendência mercantilista, durante
as Grandes Navegações, passando pelo capitalismo industrial liderado pela Inglaterra e por
fim, o Monopolismo que vigora hoje. Na verdade, o monopolismo de exclusão das massas esconde-
se por detrás da máscara do Liberalismo. Esse Liberalismo Globalista, que permite que os
países subdesenvolvidos sejam parques industriais dos desenvolvidos. Como arma, o Primeiro
Mundo forma poderosos exércitos, controla meios de comunicação e difusão, submete o homem à
Justiça e não a Justiça submete-se ao homem. Podem-se identificar três erros que secaram a
seiva socialista: a imutabilidade do Ideal, a deformação da ideologia de Marx e a tomada de decisões
equivocadas. Vimos o Socialismo Cristão, inviável para uma época em que a Igreja e Estado
caminhavam juntos no Capitalismo. O Socialismo Utópico assemelhava-se mais a obra literária
que ideal. Restou o Socialismo Científico que, apesar de coeso, mostrou falta de maleabilidade a
certas decisões como: o que fazer com a propriedade adquirida pelo suor e economias de um
trabalhador? A reposta: estatiza-a, radicalizava o ideal igualitário. Os ideais de Marx foram absolutamente
distorcidos ao concretizar-se a legitimação do Estado autoritário socialista. O maior exemplo
desse erro foi o Stalinismo soviético. Enquanto seu antecessor, Lênin, havia se preocupado
com a consciência proletária, Stalin instalou uma ditadura, perseguiu e matou opositores, atacou
manifestações contra seu governo, estabeleceu o culto a sua personalidade, fez do Direto
arma repressora e impessoal que julgava, condenava, extraditava, sem ética. Talvez o maior erro
socialista tenha ocorrido durante o Stalinismo. Enquanto Marx pedia para que todos os proletários
do mundo se unissem, Stalin preocupou-se em consolidar o sistema apenas no seu país. León
Trotsky, fervoroso defensor da Revolução Internacionalizada, acabou morto no México a mando
de Stalin. Em Cuba, também fez-se a ditadura socialista e Ernesto Guevara foi morto na Bolívia
tentando expandir o movimento à América Latina. Assim, pode-se afirmar que o capitalismo abafa
suas crises metamorfoseando-se. O socialismo perdeu-se quando se tornou política e deixou de
ser ideologia. Qual será a próxima cartada capitalista? Qual o sistema contraditório? Novos Marx e
Engels surgirão? Pode-se não crer no fim da sociedade privada, mas é verdade que, segundo
Marx, a propriedade privada já acabou para nove décimos da população.
marxismo já é apenas a história de livros e documentários. Estariam vivos os ideais? Tal pergunta
ainda desencadeia discussões. Sabe-se que o capitalismo mantém-se vivo por ser elemento mutável.
Desde as primeiras aspirações pós-feudais dos burgueses, de tendência mercantilista, durante
as Grandes Navegações, passando pelo capitalismo industrial liderado pela Inglaterra e por
fim, o Monopolismo que vigora hoje. Na verdade, o monopolismo de exclusão das massas esconde-
se por detrás da máscara do Liberalismo. Esse Liberalismo Globalista, que permite que os
países subdesenvolvidos sejam parques industriais dos desenvolvidos. Como arma, o Primeiro
Mundo forma poderosos exércitos, controla meios de comunicação e difusão, submete o homem à
Justiça e não a Justiça submete-se ao homem. Podem-se identificar três erros que secaram a
seiva socialista: a imutabilidade do Ideal, a deformação da ideologia de Marx e a tomada de decisões
equivocadas. Vimos o Socialismo Cristão, inviável para uma época em que a Igreja e Estado
caminhavam juntos no Capitalismo. O Socialismo Utópico assemelhava-se mais a obra literária
que ideal. Restou o Socialismo Científico que, apesar de coeso, mostrou falta de maleabilidade a
certas decisões como: o que fazer com a propriedade adquirida pelo suor e economias de um
trabalhador? A reposta: estatiza-a, radicalizava o ideal igualitário. Os ideais de Marx foram absolutamente
distorcidos ao concretizar-se a legitimação do Estado autoritário socialista. O maior exemplo
desse erro foi o Stalinismo soviético. Enquanto seu antecessor, Lênin, havia se preocupado
com a consciência proletária, Stalin instalou uma ditadura, perseguiu e matou opositores, atacou
manifestações contra seu governo, estabeleceu o culto a sua personalidade, fez do Direto
arma repressora e impessoal que julgava, condenava, extraditava, sem ética. Talvez o maior erro
socialista tenha ocorrido durante o Stalinismo. Enquanto Marx pedia para que todos os proletários
do mundo se unissem, Stalin preocupou-se em consolidar o sistema apenas no seu país. León
Trotsky, fervoroso defensor da Revolução Internacionalizada, acabou morto no México a mando
de Stalin. Em Cuba, também fez-se a ditadura socialista e Ernesto Guevara foi morto na Bolívia
tentando expandir o movimento à América Latina. Assim, pode-se afirmar que o capitalismo abafa
suas crises metamorfoseando-se. O socialismo perdeu-se quando se tornou política e deixou de
ser ideologia. Qual será a próxima cartada capitalista? Qual o sistema contraditório? Novos Marx e
Engels surgirão? Pode-se não crer no fim da sociedade privada, mas é verdade que, segundo
Marx, a propriedade privada já acabou para nove décimos da população.
Palavras-chave
Capitalismo. Socialismo histórico.